O 4.º Festival de Humor e Arte de Albergaria arranca esta noite. Nuno Markl, Vasco Palmeirim, Quim Roscas e Zeca Estacionâncio são alguns dos humoristas que vão marcar presença no Risorious até domingo no Cineteatro Alba e na Biblioteca Municipal com stand-up comedy, exposições, conversas, oficinas e cinema.
O festival arranca, esta noite, com “Pleonasmo: Humor e Política”, uma conversa entre Manuel João Vieira, o artista que gostava de concorrer à Presidência da República, e Tino de Rans, um dos dez candidatos a Presidente da República nas eleições do passado domingo.
Inicialmente agendada para o Espaço Café-Concerto, a conversa entre os presidenciáveis, e que é moderada por Carlos Vidal, decorre na Sala Principal do Cineteatro Alba, mantendo o acesso gratuito. No primeiro dia do Risorius abre também ao público a exposição de cartoons e caricaturas de André Carrilho “Papel Químico”, na sala de exposições do Cineteatro Alba.
Na sexta-feira, 29, é inaugurada outra mostra, desta vez na Biblioteca Municipal. Pelas 18h00, o pianista, realizador e autor de banda desenhada, Filipe Melo, apresenta “As Aventuras de Dog Mendonça e Pizzaboy” dinamizando, em seguida, um workshop de escrita para argumento de BD e Cinema.
À noite, pelas 21h30, Nuno Markl e Vasco Palmeirim sobem ao palco do Cineteatro Alba para apresentar “Top Genius”, um espetáculo em que celebram a música, os desenhos animados e outras “preciosidades dos anos 80.
Os preços dos bilhetes variam entre os três e os cinco euros. No sábado, o Cineteatro Alba já se encontra esgotado para a noite de stand-up comedy com a dupla “Sketches de Porco Preto”, de Carlos Vidal e Diogo Miguel, Quim Roscas, Zeca Estacionâncio e Serafim.
O domingo, por seu lado, está reservado ao cinema com “O Leão da Estrela”. A sessão tem início às 18h00 e os bilhetes têm o preço de dois e três euros.