Festival da Sardinha serviu mais de 4 mil refeições.

A 7ª edição do Festival da Sardinha voltou a animar o relvado da Costa Nova, no passado fim de semana, entre os dias 10 e 13 de julho, celebrando a gastronomia local, a pesca artesanal e o convívio entre gerações.

Organizado pela APARA (Associação de Pesca Artesanal da Região de Aveiro), com o apoio da Câmara Municipal de Ílhavo, o evento contou com a presença de cerca de 4.100 visitantes ao longo dos quatro dias. Em média, foram servidas 1.000 refeições por dia, com destaque para o dia 12 de julho, sábado, que registou a maior afluência, com 1.100 refeições servidas.

Durante o festival foram consumidos, aproximadamente, 1.260 quilos de sardinha e 260 quilos de broa, reforçando o papel central da gastronomia tradicional neste encontro anual. As noites do festival foram animadas com música ao vivo, com Sérgio Cerqueira, Dark Void e Puzzle Acústico, proporcionando momentos de animação e partilha.

O Festival da Sardinha é uma festa onde a comunidade piscatória é anfitriã, colocando todo o seu saber gastronómico na preparação deste peixe identitário da região e do país. Neste festival partilha-se não só a melhor sardinha grelhada, mas também as suas histórias em torno da faina.