Aveiro celebra a Festa da Botadela este sábado.
É o Dia Aberto do Salgado Aveirense entre as 10h00 e as 19h00 no Ecomuseu Marinha da Troncalhada e outras marinhas de Aveiro.
Ao longo de todo o dia haverá circuito de visitação e experiências nas marinhas, e a chegada da Regata dos Moliceiros com a meta no Cais do Sal, no âmbito do Ria de Aveiro Weekend promovido pela Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro.
Ribau Esteves, autarca de Aveiro e líder da Região, fala em dia de festa no Salgado da Ria de Aveiro (com áudio).
Festa que ancestralmente traduz a profunda alegria do marnoto em “botar” a sua marinha a sal, depois de vários meses a preparar a marinha, limpando os lodos e as lamas acumuladas durante o inverno, reparando os muros e fazendo a cura dos solos.
A tradição e a história local mostram que a Botadela é uma ocasião para reunir a comunidade marnoteira e festejar com a família e os amigos este momento especial que define o começo da recolha de sal, que se irá prolongar pelo verão.
Para a hora de almoço, pelas 12h30, hora do tradicional Jantar da Botadela, convidam-se todos os interessados, em família ou individualmente, em formato de pic-nic, a participarem com manta, cesta e produtos alimentares preferencialmente endógenos, a almoçarem e a partilharem na marinha da Troncalhada os alimentos que entravam na alimentação de marnotos, moços e salineiras da Ria de Aveiro.
Pataniscas, bolos de bacalhau, carapau frito, broa, azeitonas fazem parte do menu.
Coletivos locais de música, folclore, poesia e teatro marcam presença.