A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica encerrou um estabelecimento e apreendeu azeite e óleos vegetais em Santa Maria da Feira.
Operação de inspeção da ASAE em estabelecimento “ilegal de manipulação e armazenagem de óleo”.
Unidades do Porto e Unidade Nacional de Informações e Investigação Criminal estiveram no terreno no âmbito da sua missão na proteção de produtos nacionais e de combate às práticas fraudulentas.
Existiriam “fortes suspeitas” que no local se procedesse ao embalamento ilegal de azeite, com eventual adulteração por mistura com outros óleos vegetais.
Como resultado da ação, e face aos indícios de práticas fraudulentas, foi determinada a suspensão de atividade do estabelecimento, instaurado um processo-crime por suspeita de fraude sobre mercadorias e apreendidos 1.600 litros de azeite e óleos vegetais, 7.440 rótulos, uma arma branca, embalagens e um carimbo datador.
O valor total estimado da apreensão ascende a 4.800,00 Euros.
De referir que se procedeu ainda à colheita de amostras dos azeites e óleos embalados apreendidos, as quais foram encaminhadas ao Laboratório de Segurança Alimentar da ASAE para efeitos de realização das respetivas análises físico-químicas e sensoriais, visando apurar a sua legitimidade e legalidade.