A Fábrica da Ciência acolhe uma conferência internacional em contacto com a experiência do Brasil a propósito do uso da bicicleta. Na continuação do ciclo de debates, web-conferences e tertúlias organizados conjuntamente pela Plataforma Tecnológica da Bicicleta e Mobilidade Suave da Universidade de Aveiro, pelo Ciclaveiro e pelo Núcleo da Bicicleta da AAUAv, no âmbito da iniciativa Compromisso pela Bicicleta, esta sexta-feira realiza-se a “tertúlia-webinar” com a União de Ciclistas do Brasil.
A UCB é uma organização brasileira de âmbito nacional que congregando várias dezenas de organizações locais realiza em parceria com estas atividades de promoção da utilização da bicicleta como modo de transporte, lazer e desporto, contando com o apoio de cerca de 50 instituições e empresas.
Nesta tertúlia a UCB, através de quatro oradores via internet a partir de diferentes locais do Brasil, apresentará as campanhas ‘Bicicleta nas Eleições’ e ‘Bicicleta nos Planos’, o projecto ‘Bicicleta na Escola’ e a iniciativa de financiamento de projectos de ciclomobilidade. Cada uma das apresentações será seguida por um espaço para debate e perguntas e respostas.
A ‘Bicicleta nas Eleições’, que será apresentada por André Geraldo Soares, coordenador de articulação da campanha e director-presidente da UCB, trata-se de uma campanha em que participam 55 cidades brasileiras e que pretende aproveitar as eleições municipais para, através de entrega de propostas aos candidatos, comunicação na imprensa, apoio de organizações sociais e sensibilização dos eleitores, que planos de governo dos candidatos às eleições contenham propostas direcionadas para a bicicleta como meio de transporte/mobilidade.
A campanha ‘Bicicleta nos Planos’, uma colaboração da UCB com as associações Bike Anjo, Transporte Ativo e com o apoio do Instituto Clima e Sociedade, será apresentada por Yuriê Baptista César, consultor da campanha e diretor financeiro da UCB, e tem por objetivo orientar a sociedade civil organizada e cidadãos, bem como técnicos municipais e decisores políticos, para a inclusão da bicicleta enquanto meio de transporte no planeamento urbano, através da sua inserção nos planos de mobilidade urbana.
Ana Destri, coordenadora do projeto, apresentará a ‘Bicicleta na Escola’, que surgiu em 2012 em Florianópolis, e tem como principais objetivos orientar as crianças que utilizam a bicicleta como transporte escolar nas deslocações para e da escola em segurança, apurar o sentido crítico com relação à mobilidade urbana, e o respeito pelo outro.
Phelipe Rabay, Presidente da Ciclovida Fortaleza, abordará o financiamento de projetos de ciclomobilidade que pretendem, através de estruturação de campanhas de financiamento colectivo, estimular boas ideias dentro do tema da mobilidade em bicicleta no Brasil.
Sessão, às 21h15, na Fábrica da Ciência.