Estarreja viaja pelas tradições numa viagem ao século XIX.
Conhecer as raízes, as tradições, os costumes e as profissões do passado é fundamental para entender a identidade cultural e fazer uma fiel recriação histórica do Mercado Antigo em Junho.
A “Viagem às tradições”, numa visita às sedes dos ranchos e grupos etnográficos e de folclore do concelho, nos dias 5, 11, 18, 21 e 31 de maio, é uma oportunidade para começar a preparar essa tradição.
“Os cinco grupos aceitaram o desafio e abrem as suas portas para nos guiarem no tempo, num mostruário de trajes, partilhas de histórias, usos e memórias locais, que antecede a realização do Mercado Antigo de Estarreja”, refere nota da autarquia.
O Mercado Antigo está marcado para 8 e 9 junho.
Data de 1812 a criação pela Câmara Municipal de Estarreja do mercado, aos domingos de manhã, na praça de Estarreja, e de um pequeno mercado diário, mais vocacionado para os alimentos frescos.
A recreação histórica do Mercado Antigo pretende relembrar o quotidiano do final do Séc. XIX ao início do Século XX, com espaços de venda, encenações, trajes, costumes e música tradicional, num rebuliço de feira popular carregada de emoções e de memórias.