O cais do Esteiro da Ribeira da Aldeia, na freguesia de Pardilhó, habitualmente com várias embarcações de pesca atracadas, a maioria de madeira, tem agora uma nova vida, com condições melhoradas para a pesca artesanal e para as atividades desportivas, como a canoagem, de recreio e lazer.
A inauguração está marcada para este sábado, dia 25, às 15h, concluído que está o investimento de 844 mil euros.
Para além de potenciar as atividades desportivas, recreio e lazer, que este local histórico da “Vila da Ria” possibilita, a empreitada veio estabilizar e consolidar as margens, com a execução de muros na frente cais e motas de proteção para prevenção da subida do nível das águas.
A Ribeira da Aldeia tem agora uma nova frente-cais, uma rampa de varadouro na extremidade do cais, um passadiço flutuante com sistema de acostagem das embarcações e o arranjo das margens envolventes incluiu enrocamento de proteção.
A iluminação, mobiliário urbano (papeleiras e bancos) e um circuito de manutenção para apoio à atividade desportiva completam o rol de melhorias.
Com muros cuja origem remonta a 1910, o Cais da Ribeira da Aldeia é o maior cais do Concelho de Estarreja.
Perspetivam-se já os passos seguintes que consistirão na ligação pedonal, junto à Ria, através de passadiço e trilho marginal, com a execução de dois percursos, um a norte a ligar a Ribeira da Aldeia à Ribeira do Mourão (Avanca) e a Ovar e outro a sul, a ligar a Ribeira da Aldeia à Ribeira das Teixugueiras e à Murtosa.
A 2.ª fase de intervenção prevê ainda a criação de uma área de apoio ao visitante na Ribeira da Aldeia com espaço de restauração.