O Museu das 2 Rodas, em Sangalhos, Anadia, recebeu a cerimónia de adesão de 25 novos aderentes da Rede de Turismo Industrial do Centro de Portugal.
Ação inseriu-se nas Comemorações do Dia Mundial de Turismo.
A futura Rede Portuguesa do Turismo Industrial está a ser desenvolvida a nível nacional, sob a coordenação do Turismo de Portugal e das Entidades Regionais e Direções Regionais de Turismo.
Na região Centro, a coordenação é da Turismo Centro de Portugal.
Na rede “cabem as diversas indústrias do território, algumas transversais a todo o país e outras específicas a um território”, o que origina “uma oferta turística diferenciadora, ancorada nos ativos dos territórios, que são os recursos e as pessoas”.
Raul Almeida, presidente da TCP, realça que o Turismo Industrial “pode ser um forte contributo para o desenvolvimento de outros setores da atividade no Centro de Portugal, além do turismo”.
“Depois de devidamente estruturado, o Turismo Industrial pode contribuir de forma importante para a indústria, ao promover unidades emblemáticas, e para a preservação do património”, considerou o presidente da Turismo do Centro.
Por outro lado, é um produto que está de acordo com as metas que o Centro de Portugal pretende atingir, explicou Raul Almeida, uma vez que “os recursos do turismo industrial podem ser visitados todo o ano, diminuindo o efeito da sazonalidade, e estão dispersos por todo o território”.
“Tudo isto ajuda a aumentar as dormidas e as receitas da atividade turística. Esta declaração que hoje foi aqui assinada é a evidência de que estamos a capacitar e a melhorar continuamente este produto, de forma a torná-lo apelativo turisticamente. Vamos continuar a trabalhar para trazer mais parceiros para esta rede”, concluiu Raul Almeida.
Aderem à rede o Museu das 2 Rodas (Anadia), Incycles (Anadia), Município de Alcanena, CTIC - Centro Tecnológico das Indústrias do Couro (Alcanena), CAORG - Centro de Artes e Ofícios Roque Gameiro (Alcanena), Município da Marinha Grande, PoeirasGlass (Marinha Grande), Município de Torres Novas (Núcleo Museológico da Central do Caldeirão), Município de Viseu (Museu do Linho e Museu do Quartzo), Abimota (Águeda), LightMobile (Águeda), MIAT - Museu Industrial e Artesanal do Têxtil (Porto de Mós), Museu do Cimento da Fábrica Maceira - Liz (Leiria), Quinze (Caldas da Rainha), Museu da Cerâmica (Caldas da Rainha), Museu do Ciclismo (Caldas da Rainha), Museu da Seda (Castelo Branco), Atelier do Doce (Alcobaça), Município de Torres Vedras (Museu do Ciclismo Joaquim Agostinho), Município de Seia, Fábrica Malhas Pinto Lucas (Seia), Município da Murtosa (Comur - Museu Municipal e Museu Estaleiro Monte Branco (Murtosa).