O Clube de Ciência Viva da Escola Básica e Secundária Dr. Jaime Magalhães Lima promove uma palestra sobre sustentabilidade ambiental.
É uma iniciativa com apoio do Município e da Junta de Freguesia de Esgueira, esta sexta, às 18h30, na Junta de Freguesia de Esgueira
“Que posso eu, aveirense, fazer pelo futuro do planeta?”
Este é o mote para a conversa sobre “Sustentabilidade e alterações climáticas”.
Mais do que debater temas gerais, a organização quer reunir alunos, professores, encarregados de educação e comunidade local, para falar de boas práticas, de medidas em curso em Aveiro e o que pode fazer cada cidadão em prol do combate e adaptação às alterações climáticas e pelo futuro do planeta.
Aveiro tem vindo a construir a sua Estratégia Local de Adaptação às Alterações Climáticas para promover a resiliência dos seus sistemas naturais, sociais e económicos.
Partindo da apresentação da experiência de Aveiro, os participantes serão convidados a refletir sobre boas práticas na construção de cidades mais resilientes e sustentáveis.
A situação global relacionada com as alterações climáticas e sustentabilidade serve de pano de fundo à dinamização de um debate sobre implicações, à escala local, o que está a ser feito no município e qual o papel de cada um na necessária mudança a curto e médio prazo.
Em concreto, falar-se-á de opções de mobilidade e transportes, consumos de energia, água, redução de resíduos.
“A resposta vai bater à porta de todos e de cada um, dado que estão em causa o futuro do planeta, a qualidade de vida dos cidadãos e mesmo sobrevivência de todos”, explica a coordenadora do clube de ciência.
A palestra será dinamizada por Fernando Almeida, engenheiro do ambiente e técnico superior da Divisão de Ambiente Energia e Obras da Câmara Municipal de Aveiro.