Equipa do Instituto Duarte de Lemos conquista segundo lugar na Fase Nacional da Competição Europeia de Estatística, apurando-se para a fase europeia da competição.
A Competição Europeia de Estatística (ESC 2025) é uma competição organizada pelo Eurostat (o Gabinete de Estatísticas da União Europeia) e vários Institutos Nacionais de Estatística, dirigida aos estudantes do 3.º ciclo do ensino básico e do ensino secundário, com o propósito de os familiarizar com a estatística e as fontes de estatísticas oficiais.
Estudantes do ensino secundário de 19 países competem, primeiro ao nível nacional e depois ao nível europeu, neste concurso de literacia estatística.
Os países participantes são Bélgica, Bulgária, Chipre, Croácia, Eslováquia, Eslovénia, Espanha, Finlândia, França, Grécia, Hungria, Irlanda, Islândia, Itália, Listenstaine, Lituânia, Luxemburgo, Polónia e Portugal.
Em 2025, a fase nacional da competição envolveu 78 escolas, 501 equipas e 1327 alunos, sendo que o Instituto Duarte Lemos participou com 19 estudantes, distribuídos por 7 equipas.
“É com grande orgulho que a nossa escola celebra a conquista dos estudantes do 12º ano: André Alves, Carolina Lopes e Mariana Monteiro, ao alcançarem o 2º lugar na categoria A da fase nacional desta competição, ficando automaticamente apurados para participar na fase europeia da competição. Além do direito a disputar a final europeia, a equipa foi ainda agraciada com um prémio monetário de 600€.
Este resultado extraordinário destaca o talento e a dedicação dos estudantes, que demostraram um excelente domínio da estatística e das suas aplicações, evidenciando ter verdadeira noção da, cada vez maior, importância que esta tem na compreensão do mundo atual.
A segunda fase desta competição, organizada a nível europeu, visa promover o pensamento crítico, a análise de dados e a literacia estatística entre os jovens, e os nossos estudantes seguem para ela, visando, com o seu trabalho, representar Portugal da melhor forma.
O tema do projeto desta equipa será “Is Gen Z changing the world?”, uma reflexão sobre o impacto da geração Z na sociedade atual quando comparada com as gerações anteriores.
A comunidade escolar está orgulhosa deste feito e deseja aos estudantes o maior sucesso na próxima etapa da European Statistics Competition, agora em competição com as melhores equipas de cada país!