Da Universidade de Aveiro para o Ministério da Habitação, Maria Fernanda Rodrigues é a nova Secretária de Estado da habitação integrada num novo Ministério que vai gerir a política de habitação em Portugal.
Vai trabalhar com a Ministra Marina Gonçalves.
A nova secretária de Estado da Habitação, ontem empossada, tem currículo na área da Engenharia Civil.
Maria Fernanda Rodrigues tem 60 anos e é natural de Águeda.
É licenciada em Engenharia Civil pela Universidade de Coimbra e mestre em Engenharia Humana pela Universidade do Minho.
Em 2005 concluiu doutoramento em Engenharia Civil na UA, cujo tema da tese foi “Estado de Conservação de Edifícios de Habitação a Custos Controlados”.
É desde 2001 professora no Departamento de Engenharia Civil da Universidade de Aveiro e foi diretora da licenciatura e do mestrado em Engenharia Civil.
No momento em que as questões da habitação, de novas construções mas também da reabilitação, surgem com cada vez mais força e pressão por parte da sociedade civil, esta promete ser uma pasta nuclear nos três anos do segundo mandato de António Costa.
Da Academia surge o sinal de reconhecimento.
Para Claudino Cardoso, professor e diretor do DECivil, é com "muito orgulho, alegria e satisfação a nomeação da professora Fernanda Rodrigues como Secretária de Estado da Habitação”, acrescentando, que este facto “constitui para o Departamento de Engenharia Civil e para a Universidade de Aveiro o reconhecimento do ensino e formação dos seus estudantes, assim como a qualidade dos docentes do DECivil”.
O diretor transmitiu ainda a toda a comunidade o seu “reconhecido agradecimento à Professora pela dedicação e desempenho de qualidade superior nas tarefas que lhe foram atribuídas, nomeadamente no acompanhamento exemplar que, como Diretora do Curso de Mestrado Integrado, do Curso de Licenciatura em Engenharia Civil e Mestrado em Engenharia Civil, prestou aos estudantes destes cursos e aos seus orientandos de doutoramento. O meu bem-haja.”
foto: UA