O Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, que se celebrou esta quinta-feira, foi marcado, na Murtosa, com uma iniciativa "de grande simbolismo", organizada pelo Agrupamento de Escolas da Murtosa e com outras instituições locais.
Na praça Jaime Afreixo, em Pardelhas, e na Praça da Varina, na Torreira, várias árvores foram “vestidas” com faixas decoradas, "resultantes dos contributos de todos aqueles que colaboraram, com a sua criatividade, no desafio de 'Vestir a Murtosa pela Diversidade'”.
A ação pública, com grande impacto junto da população, por se ter realizado em pleno dia de feira semanal no centro de Pardelhas, "representou o culminar de uma iniciativa que visou envolver os cidadãos na valorização com deficiência e que começou com um desafio, lançado à comunidade, de cada um personalizar um quadrado de tecido, de 20x20 cm, com criatividade, versando o tema 'O direito à diferença'”. Estes quadrados, depois de “ilustrados”, foram entregues à organização, "para que as equipas de trabalho os pudessem costurar, formando grandes tiras de de tecido, com a junção dos contributos individuais de cada cidadão".
Para além dos cidadãos individuais, foram muitas as instituições que colaboraram nesta iniciativa e que fizeram questão de marcar presença nos centros de Pardelhas e da Torreira.