Os desafios Aveiro Urban Challenges e Aveiro 5G Challenges recolheram um total de 59 candidaturas provenientes de 26 países dos quatro cantos do mundo.
As próximas etapas incluem a seleção dos finalistas e eventos de arranque da 2ª edição destas iniciativas.
Os projetos selecionados terão acesso gratuito ao Aveiro Tech City Living Lab e a um programa de formação especializada, organizado em parceria com a Beta-i, empresa de referência em programas de aceleração e mentoria.
Destinados a start-ups, scaleups e instituições de I&D, os programas Aveiro Urban Challenges e Aveiro 5G Challenges, da Câmara Municipal de Aveiro, pretendem distinguir as soluções tecnológicas mais disruptivas.
Nesta 2ª edição, os prémios para os dois desafios somam um valor global superior a 195 mil euros.
Ao Aveiro Urban Challenges, das 30 candidaturas recebidas, mais de metade (16) chegam do estrangeiro.
O Reino Unido com 4 candidaturas e Alemanha e Itália com 3 lideram nas inscrições de além-fronteiras.
De assinalar uma candidatura dos Estados Unidos da América (EUA).
Na Europa há ainda a assinalar projetos vindos de Espanha, Croácia, Grécia e Suíça, com uma inscrição cada. As restantes 14 candidaturas são de Portugal.
Destes 30 projetos cerca de 25 vão passar à próxima fase, o Aveiro Tech City Pitch que acontece a 23 de abril.
No final haverá 5 finalistas, um por cada um dos desafios. Cada finalista irá receber 20 mil euros para financiar o desenvolvimento dos projetos.
Os desafios são criar soluções para Gestão Inteligente de Utentes e Visitantes, Guia Turístico inclusivo, Gestão de Cheias, Edge Computing para mobilidade urbana em sensores LIDAR e Desafio Aveiro candidata a Capital Europeia da Cultura 2027.
Quanto ao Aveiro 5G Challenges alcançou um total de 29 candidaturas.
Destaque para as 3 candidaturas de Alemanha e Reino Unido e para as 2 dos EUA.
Depois há uma lista de 12 países, todos com uma inscrição. Destaque para as que chegaram da Índia e do Quénia. As restantes foram de países europeus.
Destes 29 projetos, numa primeira fase a CMA vai escolher os dez projetos mais disruptivos na área do 5G, sustentado pelo ecossistema 5G dos parceiros tecnológicos Altice Labs e Ericsson.
Dos 10 selecionados, apenas as três melhores soluções serão premiadas com 25 mil euros de financiamento.
De sublinhar que, durante a fase de testes e experimentação, os dez candidatos ao Aveiro 5G Challenges podem recorrer à infraestrutura 5G instalada em toda a cidade de Aveiro para testar livremente e em contexto real os projetos que pretendam concretizar.
Os três vencedores serão eleitos em outubro de 2021 durante a Aveiro Tech Week.
O Aveiro Urban Challenges e Aveiro 5G Challenges representam apenas duas das atividades desenvolvidas no âmbito do projeto Aveiro Tech City, que tem como objetivo tornar o município de Aveiro economicamente mais competitivo.
Em parceria com a Altice Labs, o Instituto de Telecomunicações e a Universidade de Aveiro, Aveiro disponibiliza um Living Lab que engloba, entre outras funcionalidades, uma rede experimental 5G, assumindo-se como uma das poucas 5G trial Cities na Europa onde statups, scaleups e centros de I&D podem desenvolver e escalar comercialmente as suas soluções.
O projeto Aveiro STEAM City é cofinanciado pelo Fundo de Desenvolvimento Regional – FEDER, através do programa Urban Innovative Actions. O seu investimento global é de 6.115.915€ com o apoio FEDER 4.892.732€.