Os deputados do PSD eleitos por Aveiro apresentaram esta segunda feira cumprimentos ao bispo de Aveiro, D. António Moiteiro, no mesmo dia em que se reuniram com o presidente da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro.
D. António Moiteiro, de 58 anos, foi nomeado bispo de Aveiro em julho deste ano, depois de ter sido auxiliar da Arquidiocese de Braga, sucedendo a D. António Francisco dos Santos que, em abril deste ano, tomou posse como bispo do Porto.
No encontro mantido com os parlamentares social democratas, o prelado teve oportunidade de dar conta das preocupações da Igreja no que toca à sociedade civil, como em torno das instituições particulares de solidariedade social, ou quanto aos contratos de associação do Estado com as escolas.
“Aveiro tem tido grandes bispos, com matizes diferentes, é certo, com relevância muito grande na região. D. António Moiteiro será um digno sucessor”, declarou Ulisses Pereira, deputado aveirense e presidente da Distrital do PSD.
Da reunião mantida com o presidente da CIRA, Ribau Esteves, não foram revelados pormenores ou dossiês. Os deputados do PSD revelam apenas que “ouviram os principais anseios das 11 câmaras municipais da comunidade”.
Para Ulisses Pereira, o grupo social democrata “está disponível para um trabalho conjunto e convergente tendo em vista a concretização desses mesmos anseios”.