Estudantes de 18 nacionalidades europeias vão participar no curso de verão sobre biomecânica e dispositivos médicos, intitulado “The engine beneath your skin!”, a decorrer na Universidade de Aveiro (UA), de 23 de agosto a 3 de setembro. O evento envolve 25 estudantes, é organizado pela associação de estudantes BEST Aveiro e tem a aprovação da Sociedade Portuguesa de Biomecânica. As aulas são lecionadas em vários espaços da UA: Complexo Tecnológico, Científico e Pedagógico, Escola Superior de Saúde e Departamento de Engenharia de Materiais e Cerâmica.
Os jovens estudantes terão a oportunidade de explorar o equipamento usado na investigação em biomecânica e dispositivos médicos na Universidade, conhecer os profissionais envolvidos nesta área através de aulas teóricas, práticas, de mesas redondas e de um workshop . O curso vai também abordar alguns temas da área, como a biomecânica do movimento, o estímulo para a remodelação óssea, as técnicas de PET Scanner e CT scanner e ainda compreender a contribuição do estudo dos biomateriais e biofísica para o desenvolvimento de dispositivos médicos.
Este evento conta também com o apoio dos departamentos de Engenharia Mecânica, de Física e de Engenharia de Materiais e Cerâmica da UA, assim como da Escola Superior de Saúde (ESSUA). Conta ainda com a aprovação da Sociedade Portuguesa de Biomecânica e com o apoio das empresas Plux, Beesweet e Hotel Moliceiro.
Além da componente académica do curso, os participantes também terão a oportunidade de visitar a cidade de Aveiro num ambiente dinâmico e de multiculturalidade.
De forma a cumprirem a sua missão, os vários Grupos Locais BEST organizam, anualmente, cursos sazonais que visam complementar os conhecimentos técnicos dos estudantes europeus num determinado tópico na área de ciências, tecnologias e engenharias. Todas estas atividades bem como o alojamento e a alimentação dos participantes são providenciadas pelo grupo local BEST organizador, proporcionando um reduzido custo de participação.
O B oard of European Students of Technology (BEST) é uma organização de estudantes voluntários e dinâmicos de ciências e engenharias que pretende desenvolver as competências dos estudantes e promover a diversidade cultural. O BEST Aveiro, grupo local sediado na UA, foi fundado oficialmente em 2010, organizando mais de 20 eventos anualmente. Conta com cerca de 50 membros ativos.