A Comissária Europeia do Emprego, Assuntos Sociais, Competências e Mobilidade Laboral, disse na passagem pelo Centro de Formação do Casci, que tomou "boa nota" sobre a aplicação de fundos europeus e relembrou que há verbas disponíveis a que as instituições devem candidatar-se.
Na Escola Profissional de Aveiro, que celebra 25 anos, Marianne Thyssen reforçou a importância da formação profissional na integração social e na construção do projeto europeu (com áudio).
Jorge Castro, Director da Escola, lembrou que "o esforço" da instituição "é mesmo esse da ligação à comunidade garantindo respostas na área do emprego de técnicos qualificados". No global a escola beneficiou até hoje de cerca de 65 milhões de euros. (com áudio)
"Temos uma acção e uma atitude de valorização social e económica do território. Só é possível distribuir riqueza pela região com 'elementos estratégicos' que acrescentem valor, em proximidade com as comunidades locais, com as pessoas", disse.
A direção do CASCI realçouu a importância da visita. Helena Santos não esconde que "é um estímulo" para quem ali trabalha. (com áudio)
A visita da Comissária foi seguida de perto pela representação da Comissão Europeia em Portugal. Sofia Bandeira Alves revela que além dos contactos políticos a comissária "tem procurado seguir o trabalho no terreno".
Os Eurodeputados Miguel Viegas e Marinho e Pinto seguiram a visita de perto. O antigo Bastonário dos Advogados refere que este "é o reconhecimento do trabalho desenvolvido na região na aplicação de dinheiros públicos".
Miguel Viegas, do PCP, realça a importância de "puxar" pelas políticas sociais.
Terminou hoje uma jornada de trabalho da Comissária Europeia da Educação, Emprego, Assuntos Sociais, Competências e Mobilidade Laboral na região de Aveiro.