Jovens e adultos têm deixado as suas casas e mesmo, alguns, as suas férias, para participarem nos turnos de trabalho que os vários departamentos regionais de Proteção Civil e Segurança do CNE têm constituído, nomeadamente nas regiões de Aveiro, Coimbra, Lisboa, Madeira, Santarém, Porto, Viana do Castelo e Viseu.
Além disso, muitos outros escuteiros participam em campanhas de recolha de alimentos e bens de 1ª necessidade que posteriormente canalizam para os locais onde são necessários. Norberto Correia, Chefe Nacional do CNE, fez questão de estar com alguns desses escuteiros, na Região de Aveiro, para agradecer a todos o esforço e empenho nesta situação.
“Fiquei impressionado com a organização e o serviço que os escuteiros estão a prestar aqui em Águeda, Oliveira do Bairro e em Anadia, onde pude registar palavras de muito apreço e agradecimento por parte dos Presidentes e Comandantes dos Bombeiros. Sei que as outras equipas, que infelizmente não consigo acompanhar presencialmente por causa da distância, estão a trabalhar com igual esforço e dedicação. É uma oportunidade de saborear o Serviço em contexto real e uma oportunidade educativa fundamental para os nossos jovens. É muito bom ver que os valores que o Escutismo transmite dão estes frutos tão essenciais para a sociedade e que os nossos escuteiros estão Sempre Alerta nas alturas em que são mais necessários”.