Cecília Meireles questiona Governo sobre auxílio às micro e pequenas empresas de pesca tradicional.
A deputada do CDS-PP Cecília Meireles questionou o Ministro do Mar no sentido de saber que medidas tenciona o Governo adotar para auxiliar as empresas de pesca tradicional, confrontadas com a diminuição na procura de pescado, e se este equaciona recorrer ao Mar 2020 para de alguma forma subsidiar a redução da atividade pesqueira durante este período de quebra de procura, e se sim, de que forma.
O valor do pescado vendido em lota caiu cerca de 50% devido à situação de pandemia da COVID-19, o que está a afetar todo o sector da pesca, e muito em particular a sobrevivência de armadores de pesca tradicional.
Os canais de escoamento estão em quebra ou pausa na atividade e o mercado Espanhol enfrenta uma situação ainda mais grave.
O Governo aprovou um decreto-lei que cria uma linha de crédito, com juros bonificados, destinada aos operadores do setor da pesca, perante o impacto da pandemia do novo coronavírus, mas a deputada entende que é “inviável para as micro e pequenas empresas de pesca tradicional (local e costeira), que não têm capacidade de endividamento.