O Festival Rádio Faneca regressa de 16 a 18 de junho ao Centro Histórico de Ílhavo, organizado pelo Município de Ílhavo, através do projeto cultural 23 Milhas, e a comunidade do centro histórico já se prepara para dias de cultura de porta aberta.
Depois de anos marcados pela pandemia e pela reserva necessária, o projeto Casa Aberta regressa no sábado, dia 17, e desafia os moradores do Centro Histórico a abrirem as suas casas aos participantes inscritos, para um jantar-performance onde apresentam o trabalho desenvolvido com a poeta Francisca Camelo.
Ao longo dos últimos dois meses, Francisca Camelo explorou as memórias gastronómicas das famílias participantes, a partir dos quais criou poemas, em conjunto com os seus protagonistas, que serão apresentados durante o jantar, bem como transformados em receitas para provar nessa noite.
O festival inclui concertos, projetos com a comunidade, uma rádio que emite em FM, online e ao vivo, jogos artesanais, concertos nos becos e projetos performativos de teatro e de circo contemporâneo.
Este ano, o Festival Rádio Faneca distribui-se pelo Jardim Henriqueta Maia e a Calçada Carlos Paião, onde funcionam o Palco Jardim, a Oficina das Brincadeiras e o palco Carlos Paião, até à Praça da Casa da Cultura, onde decorre ao vivo a emissão diária no Palco Rádio, com conversas, jogos e concertos, passando pelo habitual labirinto de becos, pátios e jardins do Centro Histórico.
O festival é gratuito e o programa pode ser consultado em 23milhas.pt.
Foto: Pedro Mostardinha/23 Milhas