Campo de Voluntariado Ambiental na Quinta Ecológica da Moita restaura trilhos e controla invasoras.

Jovens de todo o mundo participam em Campo de Voluntariado Ambiental na Quinta Ecológica da Moita, em Oliveirinha, Aveiro.

O Campo de Trabalho Internacional ‘EcoAction QEM’, organizado pela Associação BioLiving em parceria com a Santa Casa da Misericórdia de Aveiro, e com o apoio do Instituto Português do Desporto e Juventude, arrancou no dia 15 e termina a 26 de Julho.

Conta com a participação de 17 voluntários de 10 países (Colômbia, Espanha, França, Grécia, Hong Kong/China, Hungria, Itália, República Checa, Turquia e Portugal).

Oriundos de culturas e paisagens muito diferentes, todos os jovens partilham a motivação em deixar uma marca ambiental no território Aveirense e, em particular, na Quinta Ecológica da Moita.

Este é um espaço florestal de 15 hectares que está a ser co-gerido pela Associação BioLiving e Santa Casa da Misericórdia de Aveiro, com objetivos de conservação da natureza, educação ambiental e fruição pública.

Os trabalhos de campo internacional incluem o restauro de trilhos florestais, a manutenção de charcos, a construção de abrigos para a fauna selvagem, o controlo de plantas invasoras, entre outras ações.

O programa inclui ainda uma vertente cultural, que levará os participantes a visitar museus e áreas protegidas da região, a realizar workshops alusivos à natureza e às tradições locais, a degustar a gastronomia local, entre muitas outras experiências enriquecedoras.

Este sábado, dia 19 de julho, a ação em prol do ambiente estende-se à comunidade local, através de um Dia Aberto.