A Câmara de Vagos associa-se à “Hora do Planeta”. “Apaga as luzes. Participa no movimento contra as alterações climáticas” é o tema da edição deste ano. No próximo sábado (dia 19 de março) toda a iluminação do exterior do edifício da Câmara Municipal de Vagos, do Palacete Visconde de Valdemouro, da Biblioteca Municipal e do Centro Escolar de Fonte de Angeão será desligada por 60 minutos, entre as 20h30 e 21h30, numa associação à iniciativa mundial “Hora do Planeta”. Além desta iniciativa, o município compromete-se, em 2016, continuar com a introdução de tecnologias de eficiência energética na iluminação pública.
Esta é uma iniciativa, em parceria com a WWF, que pretende estimular indivíduos, empresas e comunidades a tomarem medidas para reduzir as suas emissões de carbono numa base contínua e diária. Indivíduos, empresas, governos e comunidades de todo o mundo são convidados a desligar as suas luzes, por uma hora, no sábado, 19 de março de 2016, precisamente às 20h30, para mostrar o seu apoio à ação ambientalmente sustentável.
Este é o décimo ano que o mundo fica às escuras em sinal de apoio a uma iniciativa que começou em Sydney, em 2007, e que é hoje o maior evento mundial de ação ambiental. Em 2015, a Hora do Planeta chegou a 172 países e territórios, a mais de 8000 cidades e vilas. Em Portugal, 118 municípios aderiram e centenas de monumentos emblemáticos nacionais ficaram às escuras, como a Ponte 25 de Abril, o Mosteiro dos Jerónimos, o Cristo Rei, em Lisboa e o Convento de Cristo, em Tomar. Em 2016 , a Hora do Planeta pretende aproveitar o poder dos seus milhões de adeptos em todo o mundo contra as alterações climáticas.