Bruce Lewenstein na Universidade de Aveiro para residência sobre comunicação de ciência na educação.
De 21 de março a 2 de abril, a Universidade de Aveiro vai receber o professor e investigador Bruce Lewenstein, da Universidade de Cornell, dos Estados Unidos da América, para uma residência sobre comunicação de ciência e tecnologia na educação.
Bruce Lewenstein é especialista em comunicação de ciência e envolvimento de público em ciência e é autor de vários livros e artigos científicos. O seu trabalho é mundialmente conhecido, sendo um dos especialistas mais reconhecido nesta área de investigação.
Esta residência decorre na sequência da aprovação da candidatura “Communication of Science and Technology in Education”, da Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro e do Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro, submetida através do Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF), ao “Fulbright Specialists Program”, um programa para mobilidade de cientistas americanos.
Neste contexto, o projeto contempla uma residência de duas semanas do Professor Bruce Lewenstein na Universidade de Aveiro. O especialista, em conjunto com investigadores do CIDTFF e a equipa da Fábrica Centro Ciência Viva, vai promover e implementar estratégias e recursos inovadores no domínio da comunicação de ciência, trabalhando de forma colaborativa na produção de conhecimento teórico e aplicado, orientado para questões e problemáticas significativas para o público-alvo, articulando investigação, formação e desenvolvimento profissional e institucional.
O primeiro dia da residência está reservado às boas-vindas a Bruce Lewenstein, asseguradas pelo vice-reitor da Universidade de Aveiro, Artur Silva, e pelo vereador da Câmara Municipal de Aveiro, João Machado. Os dias seguintes do programa dividem-se entre a Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro e o CIDTFF, onde o especialista vai visitar as várias valências da Fábrica e a Escola Ciência Viva de Aveiro e conhecer alguns projetos educativos e de investigação, em momentos de interação e trabalho colaborativo com a equipa da Fábrica e os investigadores do CIDTFF.
Do programa destaca-se uma Open Talk com Bruce Lewenstein sobre a História do envolvimento do público em ciência. Esta conversa destina-se a comunicadores e divulgadores de ciência, estudantes universitários, investigadores, professores e educadores.
Acontece a 28 de março, às 15h30, no auditório da Fábrica Centro Ciência Viva. A participação é gratuita, mediante inscrição prévia (fabrica.cienciaviva@ua.pt).
A residência inclui ainda um programa social que consiste em visitas à Escola Ciência Viva de Vila Nova da Barquinha e a quatro Centros Ciência Viva do país, nomeadamente Parque de Astronomia de Constância, Galeria da Biodiversidade do Porto, Curtir Ciência de Guimarães e Casa da Ciência de Braga.