A Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos abriu novo Posto de Atendimento Presencial do Balcão Eletrónico do Mar (BMar) na Gafanha da Nazaré.
Trata-se de uma parceria entre a DGRM e a Direção Regional de Agricultura e Pescas do Centro (DRAP Centro).
O novo Posto de Atendimento Presencial do BMar está disponível na DRAP Centro, na Rua Eng.º Vasco Leónidas, na antiga Colónia Agrícola, onde foram instalados dois terminais de acesso BMar, para atendimento assistido por parte do Núcleo da Pesca desta entidade.
Ali poderão ser utilizados, de forma assistida, diversos serviços online relativos à Pesca Profissional, Aquicultura, Embarcações, Náutica de Recreio, entre outros.
José Carlos Simão, Diretor Geral da DGRM, sublinha que “embora o BMar seja uma ferramenta do Estado para utilização online, suportando processos tendencialmente desmaterializados e por meios eletrónicos, verifica-se ser importante existirem alguns Pontos de Atendimento Presencial ao longo das zonas costeiras, designadamente junto das comunidades marítimas e piscatórias”.
Uma forma de apoiar as consultas com intermediação.
“Assim, nestas zonas de menor literacia digital, garante-se que os cidadãos possam optar pelo atendimento presencial, aprendendo a utilizar o sistema e a resolver problemas de cariz local”.
A DGRM celebrou um protocolo com a DRAP Centro, disponibilizando os referidos terminais de acesso e atendimento personalizado, tendo igualmente ministrado formação aos técnicos que irão prestar o apoio presencial.