Aveiro vai receber o 1.º Encontro Nacional dedicado à integração e cooperação dos estudantes universitários da CPLP.
“Repensar a vida académica” é o mote deste encontro sobre a integração e inclusão dos estudantes universitários da CPLP em Portugal.
Há vários projetos de âmbito nacional em curso.
Em Aveiro, por exemplo, foi criado um Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes na própria universidade, e mais recentemente está em desenvolvimento o LABIC Aveiro, um laboratório de cidadania intercultural, um projeto financiado pelo Programa Portugal Inovação Social que visa contribuir para melhorar a inclusão dos estudantes, graduados e demais cidadãos africanos residentes na cidade.
São parceiros desta iniciativa a Fundação Aga Khan, a Associação Mon na Mon (estas com enorme experiência na intervenção comunitária e na promoção da interculturalidade), assim como a AIDA Câmara de Comércio e Indústria e o Grupo Prifer e a Universidade de Aveiro.
Para refletir sobre a questão da integração dos estudantes universitários da CPLP/PALOP em Portugal várias instituições de todo o país reúnem em Aveiro no sábado, dia 25 de Fevereiro.
No final esperam sugerir recomendações ao Governo, Universidades e Empresas para melhorar a integração e a cooperação dos estudantes universitários da CPLP em Portugal e contribuir para envolver a Sociedade Civil nesta causa da integração estudante CPLP/PALOP.
O evento irá ocorrer no dia 25 de fevereiro na Casa do Estudante da AAUAV e terá um modelo participativo centrado em mesas de trabalho, convidando, para o efeito, os representantes de todas as associações de estudantes PALOP e CPLP em Portugal.
A sessão de boas-vindas decorre a partir das 10h e inclui a leitura de uma mensagem do Presidente da República.
Depois seguem-se várias mesas de trabalho até ao encerramento marcado para as 17h e que inclui encontro cultural até às 20h.