Aveiro: Universidades debatem desenvolvimento sustentável.

Instituições de ensino superior reúnem-se na Universidade de Aveiro para debater o desenvolvimento sustentável.

Debate sobre como se pode implementar os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (agenda 2030 das Nações Unidas) nas instituições de ensino superior (IES) é o mote da 6ª Conferência Campus Sustentável (CCS2024).

O evento na UA decorre esta quinta e sexta e tem organização da UA e da Rede Campus Sustentável – Portugal (RCS-PT), da qual a UA também faz parte.

Sob o tema “Ações transformativas da Academia com a Sociedade para implementação dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável”, este encontro pretende estimular e consolidar processos de cocriação e de partilha em rede, aproximando as IES e a comunidade não académica, enquanto parte interessada, no desenvolvimento conjunto de soluções e na implementação de medidas de caráter ambiental, social e económico que promovam a implementação dos objetivos de desenvolvimento sustentável.

O evento inclui sessões plenárias e paralelas, que poderão assumir o formato de workshops participativos, e sessões de posters digitais.

O programa social está centrado no património natural da Ria de Aveiro e na promoção e conservação da biodiversidade e inclui também a realização de workshops de incentivo a comportamentos sustentáveis.

Durante a organização e realização da conferência serão implementadas e incentivadas ações de mitigação/compensação das emissões carbónicas decorrentes do evento.

Como tal, a organização apela a todos os participantes que adotem uma postura ambientalmente responsável.

Este evento é promovido pela Rede Campus Sustentável – Portugal (RCS-PT), uma rede de cooperação entre IES nacionais para a implementação dos princípios e a prática do desenvolvimento sustentável nas vertentes ambiental, social e económica.

Fundada em 2018 por membros das IES, visa promover as questões de sustentabilidade nas universidades e politécnicos portugueses e, assim, contribuir para uma sociedade mais sustentável.