Aveiro Tech City promove um Natal STEAM na Casa Municipal da Cidadania.

Aveiro Tech City promove um Natal STEAM na Casa Municipal da Cidadania.

Iniciativa no âmbito do eixo “Educação” da iniciativa Aveiro Tech City que pretende promover e estimular o desenvolvimento de competências nas áreas STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Arte e Matemática), abrangendo um maior número de crianças e jovens do Município.

Há várias atividades destinadas a crianças e jovens que terão lugar, nas duas últimas semanas de dezembro (interrupção letiva) na Casa Municipal da Cidadania para contribuir para o enriquecimento e aquisição de conhecimentos, a ocupação saudável dos tempos livres e o desenvolvimento de competências sociais.

A 21 de dezembro terá lugar “TECHLAB – Impressão 3D e Ozobots” para proporcionar o contacto com o recurso “Impressão 3D” (contextualização, modelagem e impressão) e com os mini robots “Ozobots” (conceitos e desafios em equipa através da construção de trajetos e cenários, histórias e narrativas).

No dia seguinte, 22, “Lego Wedo e Mbot” será a proposta com o contacto com a ferramenta pedagógica “Lego Wedo” (contextualização e construção de modelos) e com os robots “Mbot” (contextualização e interação).

Já no dia 27, “Rabiscadores e UBBU” será a última atividade que irá permitir o contacto com o recurso “Rabiscadores” (contextualização e construção) e com a plataforma de programação em blocos “UBBU” (conceitos e desafios promotores do raciocínio lógico).

Para os mais velhos, dos 13 aos 16 anos, também das 14h00 às 18h00 e limitadas a 12 participantes cada atividade, serão organizados dois workshops: no dia 28 de dezembro será o Workshop de Música Digital para introdução à música digital e fundamentos musicais básicos.

A tecnologia na música, exploração de software de produção e experimentação prática por parte dos participantes.

No dia seguinte, dia 29, terá lugar o Workshop de Audiovisual com a introdução aos elementos que compõem a linguagem cinematográfica - imagem, som, palavra, tempo, movimento, pelo que os participantes serão convidados a criar as suas próprias narrativas (cine)fotográficas, que ganharão vida numa espécie de slide show.