Aveiro recebe Jornadas de Enoturismo.

Aveiro recebe, esta quarta e quinta, as Jornadas de Enoturismo.

Será a 12.ª edição das Jornadas de Enoturismo, em dois dias de trabalhos no centro de congressos, dias 20 e 21, em Aveiro e Bairrada vitivinícola.

Abertura esta quarta às 9h30 com a sessão de abertura e um primeiro painel sobre “percurso e perspetivas”.

Na quinta destaca-se um painel sobre o papel dos sommeliers.

As palestras decorrem no centro de congressos e as visitas serão cumpridas na Bairrada.

Bairrada, Beira Interior, Dão, Lisboa e Tejo são as cinco regiões vitivinícolas a trabalhar em rede neste encontro.

Destinado a um público cada vez mais vasto, e jovem, na medida em que há muito para explorar ao nível do mercado de trabalho, este encontro serve ainda o propósito de celebrar a caminhada lado-a-lado das cinco CVR’s na promoção do entourismo.

Um trabalho com 12 anos, iniciado, precisamente na Bairrada, e realizado ainda em parceria com diversas entidades da região Centro, sempre com a ajuda e o entusiasmo de muitos rostos que, alguns deles, se vão reencontrar nesta edição e fazerem um balanço desta viagem.

O evento vai contar com a presença da brasileira Elaine de Oliveira, que para além de jornalista da Marie Claire é sommelier, dominando de fio a pavio as duas “artes”.

De manhã, integra o segundo painel (12h00) e, à tarde, promove um workshop, sob o mote “A história perfeita, criação de conteúdos com storytelling”.

Ainda no primeiro dia, a perfumista e criadora do projeto Portugal by Nose, Cláudia Camacho, vai dar uma aula sobre aromas e perfumes e promover uma prova olfato-vínica.

De manhã, há um painel mais dirigido à reflexão do setor, em que o enoturismo é debatido do ponto de vista do percurso e das perspetivas.

No segundo dia vai falar-se da ótica do enoturismo como uma experiência que impera ser memorável e dos desafios associados a isso, acreditando-se em três fatores chave de sucesso: ser autêntico, inteligente e sustentável.

O papel dos sommeliers, importantes embaixadores do vinho e do território de origem, vai também aportar valor a estas Jornadas.

As Jornadas de Enoturismo do Centro de Portugal 2024 são apoiadas pelo Município de Aveiro, no âmbito da programação ‘Aveiro 2024 - Capital Portuguesa da Cultura’; pelo Turismo Centro de Portugal; pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento da Região Centro (CCDRC); e pela Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra, estando integradas no Programa de Qualificação da Oferta Enoturística da Região Centro, que é financiado pelo Programa Valorizar, do Turismo de Portugal.