Aveiro presta homenagem aos Mártires da Liberdade com uma sessão de evocação e a deposição de flores no obelisco da Praça Joaquim Melo Freitas.
Deste modo, serão assinalados os 191 anos sobre a revolução liberal de 1828, iniciada na cidade de Aveiro.
Entre estes, contam-se os aveirenses Francisco Manuel Gravito da Veiga e Lima, Francisco Silvério de Carvalho Magalhães Serrão, Clemente da Silva Melo Soares de Freitas, e Manuel Luís Nogueira.
Em 1909, por iniciativa do Clube dos Galitos, eternizou em monumento público este ato heroico dos seus naturais, erguendo-o na Praça Joaquim Melo Freitas um Obelisco da Liberdade.
A homenagem decorre a partir das 18h30 seguindo-se uma sessão dedicada ao tema “Aveiro na Europa – em prol de uma cidadania ativa”.
Ação promovida pelo Centro de Informação Europe Direct de Aveiro, no Museu de Santa Joana de Aveiro.
Local onde está patente ao público a exposição “Europa 60 anos”, organizada pelos Arquivos Históricos da União Europeia, Instituto Universitário Europeu em colaboração com o Conselho da União Europeia, a Comissão Europeia, o Parlamento Europeu, o Departamento de políticas europeias, a cargo da Presidência do Conselho de Ministros da Itália, do Ministério italiano dos negócios estrangeiros e da cooperação internacional, e da Agência ANSA.
Esta mostra estará patente até 1 de Setembro.