A compreensão da gestão de uma urgência hospitalar deve também chegar aos cidadãos para que entendam o sistema e os seus constrangimentos.
A leitura é partilhada pelos profissionais do setor que lembram a existência de protocolos internacionais e processos de auditoria que servem de escrutínio.
Em declarações ao programa “Hospitalidades Zona+”, na Rádio Terra Nova, os enfermeiros que lidam de perto com a pressão da urgência, dizem que ninguém fica por atender.
Isabel Custódio afirma que é importante que os cidadãos tenham conhecimento do sistema (com áudio)
Os enfermeiros confessam que há margem para melhorar e que as auditorias permitem avaliar procedimentos, registar anomalias e dar pistas para otimizar os serviços.
A experiência vem demonstrar que há uma redução nos processos e que a qualificação de serviços segue no bom caminho.
Os enfermeiros consideram que a auditoria é um mecanismo crucial e que dá garantias (com áudio)
Nas mudanças operadas e nos mecanismos inseridos nas práticas hospitalares ganha preponderância o eletrocardiograma nos meios de diagnóstico cruciais em matéria de informação nas avaliações.
Despistar questões cardíacas é uma aposta que nas urgências ganha relevo pelos tempos de espera e pela classificação da triagem.
Isabel Custódio revela que se trata de um dos avanços mais significativos dos últimos anos (com áudio)