Aveiro: Mulheres cientistas da UA homenageadas pela Ciência Viva.

Seis cientistas da Universidade de Aveiro entre as mulheres homenageadas pela Ciência Viva no Dia Internacional da Mulher.

Alexandra Monteiro, Ana Velosa, Diana Madeira, Iola Duarte, Sandra Soares e Sónia Cruz são as seis cientistas da Universidade de Aveiro (UA) que integram a edição deste ano do livro “Mulheres na Ciência”, a lançar esta segunda, às 11h00, pela Ciência Viva, como forma de homenagear as mulheres cientistas portuguesas que têm contribuído para o progresso da ciência e tecnologia nacionais.

As mulheres cientistas portuguesas representam 45 por cento do total de investigadores no nosso país.

Alexandra Monteiro é especialista em Ambiente, Ana Velosa é investigadora nos campos da conservação e reabilitação de edifícios, Diana Madeira investigadora do CESAM e Departamento de Biologia da Universidade de Aveiro, Iola Duarte é doutorada em Química, Sandra Soares Doutorada pelo Instituto Karolinska, na Suécia, e investigadora no William James Research Center, do Departamento de Educação e Psicologia, e Sónia Cruz, da área da biologia, conquistou recentemente uma bolsa de 2,3 milhões de euros, atribuída pelo Conselho Europeu de Investigação.

A edição 2021 do livro “Mulheres na Ciência” que as homenageia reúne 101 retratos de investigadoras de diferentes gerações e áreas do conhecimento, captados pelas objetivas dos fotógrafos Clara Azevedo, José Carlos Carvalho, Luís Filipe Catarino e Rita Carmo.

O lançamento, no Dia Internacional da Mulher, às 11h00, terá transmissão em direto a partir da página de YouTube da Ciência Viva e contará com a participação do Ministro Manuel Heitor.

Em edições anteriores foram já homenageadas as cientistas Helena Nazaré, Isabel Martins, Ivonne Delgadillo, Mara Freire, Susana Sargento, Célia Ferreira, Florinda Mendes da Costa e Mónica Amorim.