Aveiro: Moliceiros movidos a energia elétrica a partir de 2025.

Até ao final de 2025 todos os moliceiros em Aveiro serão elétricos numa mudança que permitirá eliminar 400 toneladas de CO2 por ano na Ria de Aveiro.

O primeiro moliceiro 100% Elétrico já iniciou a sua atividade regular pela Ria de Aveiro.

É o primeiro passo para que, até ao final de 2025, todas estas embarcações passem a ser movidas exclusivamente por motores elétricos, reduzindo a emissão de cerca de 400 toneladas de CO2 por ano.

A viagem inaugural do primeiro moliceiro elétrico, organizada pela Câmara Municipal de Aveiro (CMA) e a empresa Aveiro Moments - Alvorada Comum Unipessoal, teve lugar esta quinta-feira, dia 31 de outubro, e contou com as presenças do Presidente da CMA, José Ribau Esteves, e do novo Capitão do Porto de Aveiro, Ricardo Guerreiro.

O autarca diz que a transiçãop começou e vai concretizar-se nos próximos meses.

“Os moliceiros 100% elétricos são o culminar de um trabalho pioneiro da Câmara Municipal de Aveiro em termos ambientais, tecnológicos e turísticos. Esta aposta da CMA para que estas embarcações tenham zero emissões de CO2 está em linha com a estratégia do Executivo Municipal, que diariamente cuida dos valores ambientais do território para garantir a sustentabilidade e o futuro económico e social do Município e da Região de Aveiro”, afirma Ribau Esteves.

O novo motor utilizado, com uma potência de 4kW, é alimentado por duas baterias que asseguram uma operação de ininterrupta durante cerca de dez horas.

A concessão de moliceiros e mercantéis para os próximos cinco anos (2025 - 2029) já contempla a conversão dos motores destas 27 embarcações que atualmente operam em Aveiro para a propulsão 100% elétrica até ao final do próximo ano.

O moliceiro 100% elétrico é um dos objetivos definidos no Aveiro STEAM City, que tem como objetivo criar uma cidade mais inteligente e amiga do ambiente, com uma economia baseada no conhecimento e na sustentabilidade. 

O sistema de carregamento elétrico desta embarcação foi financiado pelo programa europeu UrbanInnovative Actions.