Aveiro: "Feira de Março confirma sucesso da estratégia municipal iniciada há 12 anos” - Ribau Esteves.

A Câmara de Aveiro aponta para um total de 550 mil visitantes na Feira de março em 2025.

Apesar de ter apontado às 700 mil pessoas no lançamento da Feira, a autarquia diz que o evento foi um sucesso.

Para Ribau Esteves que se despede da organização do certame, em última edição sob a sua liderança política, o evento “confirma sucesso da estratégia municipal iniciada há 12 anos”.

Entende que o certame tem seguido trajeto de “afirmação contínua” como “marca identitária de Aveiro”.

“A Feira de Março 2025 foi mais uma edição de excelência, que consolidou o evento como um dos maiores e mais relevantes do panorama nacional. A diversidade da programação, a qualidade da oferta e a forte adesão popular demonstram que a Feira continua a crescer e a reinventar-se com sucesso”.

Realizada entre 25 de março e 27 de abril, a Feira de Março recebeu cerca de 550.000 visitantes, que ao longo de mais de um mês passaram pelo espaço Aveiro Parquexpo– Parque de Feiras e Exposições de Aveiro.

Esta edição voltou a contar com uma forte componente de animação cultural e musical, tendo os concertos noturnos registado afluência elevada, com especial destaque para o concerto do Plutónio que registou lotação esgotada.

Destaca ainda a decisão estratégica de encerrar a Feira a 27 de abril, coincidindo com o dia da Maratona da Europa, o que segundo a autarquia foi “aposta ganha”, promovendo uma “sinergia entre eventos e potenciando a presença de visitantes e a visibilidade mediática de ambos os momentos”.

O Presidente da Câmara destacou ainda a importância de aproveitar a força comunicacional da Feira para lançar e promover iniciativas relevantes do Município, como foi o caso da apresentação pública da nova empresa municipal “Aveiro Parquexpo”, da apresentação da nova edição do livro “Aveiro Cidade dos Canais”, e de outros eventos associados.

“A edição de 2025 reforça o êxito da estratégia delineada há 12 anos pela CMA, que tem vindo a investir de forma consistente no crescimento, na modernização, diversificação e valorização deste certame. O percurso sustentado da Feira de Março, que alia tradição, inovação e impacto económico, confirma a sua importância crescente enquanto marca identitária de Aveiro e referência incontornável no calendário nacional de eventos”.

Quanto à Maratona da Europa que coincidiu com o último dia de programação da Feira de março, recebeu cerca de 20 mil participantes de 77 nacionalidades a autarquia afirma que reforçou a “promoção e marketing territorial de Aveiro, Município e Região”.

“A edição de 2025 foi particularmente especial, ao acontecer no mesmo dia do encerramento da Feira de Março, permitindo um momento de grande mobilização popular e de afirmação da nossa capacidade organizativa”.