O Espaço do Luto celebrou, esta semana (8), o 10.º aniversário e a data foi assinalada com a realização do I Encontro Luso-Brasileiro de Conselheiros do Luto, que decorreu por videoconferência.
Das reflexões partilhadas no evento uma das participantes reforçou que “As pessoas pensam que se não falarem sobre Luto não lhes irá acontecer, mas o que todas as pessoas, famílias e comunidades tem de mais certo é, em algum período das suas vidas, passar por isso”.
Segundo um dos Conselheiros do Luto presentes “é nas subtilezas que se marca a diferença no Apoio ao Luto” e os especialistas, formados pelo Espaço do Luto, “aprendem não só a lidar com a morte, mas sobretudo a lidar com a vida, acompanhando enlutados nos processos de superação do Luto sadio”.
No final do encontro concluiu-se a necessidade de consolidar o trabalho pioneiro desenvolvido na última década pelo Espaço do Luto, em Portugal e no Brasil, com particular destaque para o Curso de Conselheiros do Luto, a investigação científica, o empreendedorismo e a ação comunitária do Apoio ao Luto, esta última em colaboração com a APELO.
Enquadrada na efeméride promoveu-se, ainda, a apresentação do sítio web espacodoluto.pt reformulado, das novas páginas na rede social Facebook do Espaço do Luto (https://www.facebook.com/Espa%C3%A7o-do-Luto-103229558188490) e de Conselheiros do Luto (https://www.facebook.com/Conselheiros-do-Luto-110437330793729).
Os trabalhos finalizaram com a inauguração da vídeo-exposição "Espaço do Luto: uma década... para bem viver!”, a qual pode ser visitada no sítio web e nas páginas de redes sociais referidas.