Arranca, esta quarta-feira, em Aveiro, o 5.º Congresso da Ordem dos Psicólogos Portugueses.
A cerimónia de abertura vai contar com a participação do ministro da educação João Costa.
O secretário de Estado do Trabalho e a secretária de estado da Igualdade e Migrações vão também marcar presença neste primeiro dia.
Um Congresso que faz com que cerca de 1500 pessoas circulem no centro da cidade de Aveiro e conta com vários especialistas nacionais e internacionais em temas ligados à saúde mental e psicologia entre outros temas.
O congresso vai ainda contar com debates sobre vários temas da atualidade, como a morte medicamente assistida (Sílvia Marina, Inês Godinho, José Manuel Pureza, Hugo Lucas, Miguel Ricou e José Manuel Pureza), o Rendimento Básico Incondicional (Francisco Guerreiro, Américo Nave, Porfírio Silva, Daniel Oliveira), a semana de 4 dias de trabalho (Samuel Antunes, Rui Leão Martinho, João Cerejeira e Liliana Dias), o aumento da pena máxima de prisão (António Ventinhas, Ricardo Barroso, Olga Cunha e Joana Cerdeira) ou “prostituição: legalizar ou não” (Alexandra Oliveira, Ana Lage Ferreira, Miguel Costa Matos, Goreti Cardoso e Márcia Oliveira).
A Ordem dos Psicólogos Portugueses lança estes debates até sexta-feira no 5.º Congresso sob o tema “Tempo da Psicologia”.
A sessão de abertura vai contar com a presença do ministro da educação João Costa, o presidente da Câmara Municipal de Aveiro Ribau Esteves e o Bastonário da OPP Francisco Miranda Rodrigues.
As sessões decorrem no Edifício Atlas, Claustros da Santa Casa, Museu de Santa Joana e teatro Aveirense.
A nível internacional vão marcar presença, entre outros, o professor da Universidade de Princeton e escritor Eldar Shafir (“pobreza e escassez mental”), a Directora da Investigação para a ética e sociedade na Microsoft Arathi Sethumadhavan (“o impacto da inteligência artificial na humanidade”) e a presidente da Associação Ucraniana de Psicologia Valeriia Palii (“uma psicóloga num país em guerra”).
O Bastonário da OPP Francisco Miranda Rodrigues e Miguel Poiares Maduro vão ainda participar numa PsiTalk com o tema “Queres mudar o mundo? Psicologia e políticas públicas”.
A importância da psicologia no combate à crise climática vai também ser abordada neste Congresso.
Haverá uma empowertalk sobre “Cidades Sustentáveis: saúde, bem-estar e ambiente” e uma sessão prática sobre o psicólogo ativista no ambiente com Dalila Antunes.
A cibersegurança, a pobreza, o desporto, a sexualidade e os relacionamentos pós-covid e o jornalismo vão ser outros dos temas em discussão.
À noite haverá ainda sessões de cinema abertas à comunidade e durante o dia os participantes do congresso podem visitar projetos na região, como a Cruz Vermelha de Aveiro ou a Escola Profissional da cidade.
Na mostra de curtas integradas no 5.º Congresso da Ordem dos Psicólogos participação do Realizador Filipe Melo e a Cantora Inês Homem de Melo.
A programação arranca esta quarta-feira, às 21h00, com a Mostra de Curtas do Shortcutz de Ovar.
Haverá um um debate com o realizador Filipe Melo e a psicóloga Raquel Raimundo, moderado pelo jornalista e programador do Shortcutz Tiago Alves.
São ainda exibidas “The Shift” (Laura Carreira, 2021) e “O Lobo Solitário” (Filipe Melo, 2021).
No dia seguinte, quinta-feira, também pelas 21h00, o Teatro Aveirense vai receber a Mostra de Curtas do Festival de Cinema de Avanca.
O debate é moderado pelo jornalista Carlos Daniel e conta com Inês Homem de Melo, psiquiatra, cantora e representante do Festival de Avanca, o programador e film comissioner Bruno Manique, a produtora Rita Lacerda e Joana Amen, psicóloga.
Pode também assistir a “A Felicidade Mora Aqui” (Gladys Mariotto, 2020), “Quaranteens Ep.1” (Miguel Frazão, 2020), “Foi o Fio” (Patrícia Figueiredo, 2009) e “A tua Vez” (Cláudio Jordão, David Rebordão, 2019).
“Mente.morfose” vai ser apresentado por Sérgio Viana, psicólogo e membro da Direcção Regional do Centro da Ordem dos Psicólogos Portugueses.