O Bispo de Aveiro, D. António Moiteiro, acompanhado pelo Comité Organizador da Diocese de Aveiro (COD Aveiro) e do Departamento da Pastoral Juvenil de Aveiro (DPJA), promoveu nove encontros “Sim, Contigo!”, com os Comités Organizacionais Arciprestais (COAs) e paroquiais (COPs) da Diocese de Aveiro.
Para Pedro Carvalho, coordenador do COD de Aveiro, os 450 animadores que estiveram presentes nestes encontros mostraram “que a Diocese está viva e entusiasmada para a vivência da JMJ na sua plenitude” e afirmou que, durante a caminhada até à Jornada Mundial da Juventude (JMJ), o COD quer “ser ousado, aventureiro e não ter medo de arriscar”.
Para o COD “é imperativo despertar o talento dos jovens, nas mais diversas áreas, e mostrar-lhes que acreditamos neles e no seu potencial. Cabe-nos a nós sermos os mediadores dos talentos e da energia deles. Trabalhar, não para eles, mas sim com eles”.
Nesta maratona de encontros nos arciprestados de Estarreja Murtosa, Sever do Vouga, Albergaria-a-Velha, Oliveira do Bairro, Ílhavo, Vagos, Águeda e Anadia, o Bispo de Aveiro convidou crentes e não crentes a viver o caminho e a experiência da Jornada Mundial da Juventude (JMJ).
“Em tempo de preparação para a Jornada Mundial da Juventude, gostaria que todos os jovens, quer os que partilham a nossa fé em Jesus Cristo, quer os que têm uma fé débil, duvidam ou não creem n’Ele, possam viver, com sentido, beleza e fascínio, a experiência que pode ser decisiva para a vida: a experiência do Senhor Jesus ressuscitado e vivo, e do seu amor por todos nós”, acrescentou D. António Moiteiro numa carta pastoral dirigida aos sacerdotes da diocese.
Como mensagem final, Pedro Carvalho reforça a importância do papel dos animadores na construção do caminho para a JMJ e da sua participação nos “Dias nas Dioceses” (semana que antecede a JMJ) acrescentando que “no dia 31 de julho 2023 todos os jovens peregrinos que vierem para a Diocese de Aveiro vão perceber o significado da palavra “saudade”.