Autárquicas: Pedro Neto é o candidato do PS à Câmara de Vagos.

A assembleia de militantes do PS de Vagos aprovou o nome de Pedro Neto para liderar a candidatura do PS à presidência da Câmara de Vagos.

Filho de emigrantes de Ponte de Vagos e de Santa Catarina, nascido nos Estados Unidos mas com residência em Vagos desde os 5 anos, Pedro Neto foi Diretor Executivo da Amnistia Internacional Portugal (AIPT) entre maio de 2016 e fevereiro de 2025.

A intervenção institucional na defesa dos diretos humanos, quer no âmbito nacional, quer internacional, foi a marca dos últimos anos.

Licenciado em História pela Universidade de Lisboa, é atualmente doutorando em Políticas Públicas na Universidade de Aveiro, com um projeto de investigação na área da liderança comunitária e direitos humanos.

É, ainda, titular de um Mestrado em Gestão e Administração Pública pela Universidade de Aveiro e Pós-Graduado em Ciências da Educação (Universidade de Coimbra), Ciências Religiosas (Universidade Católica), Direitos Humanos (Universidade de Coimbra) e Análise de Dados para Gestores (London School of Economics).

Professor do Ensino Secundário público e do Ensino Superior privado, interrompeu a função docente para o desempenho do cargo de Diretor-Executivo na Amnistia Internacional e para realizar missões de voluntariado em Africa (nos 5 Palops) e no Brasil (Amazónia).

Integrado na ONG ORBIS Cooperação e Desenvolvimento, de que foi um dos fundadores e presidente da Direção, desenvolveu projetos de desenvolvimento comunitário ao longo de vários anos.

“Pela sua formação de alto nível, pelo seu percurso de vida, pela sua personalidade e pela sua ligação a Vagos, estamos certos de que será um excelente Presidente da Câmara”, refere a presidente da Comissão Política concelhia de Vagos, La Salete de Oliveira, em nota enviada à imprensa.