Autárquicas: Candidatura do PS na Murtosa defende valorização da pesca artesanal.

Valorização das atividades tradicionais, desassoreamento e condições para a venda de pescado figuram entre as preocupações do candidato do PS à Câmara da Murtosa.

Augusto Vidal Leite reuniu com a direção da Associação de Pesca Artesanal da Região de Aveiro, representativa dos pescadores na Murtosa, e ouviu as queixas de um setor com peso na economia local.

Durante a reunião, discutiram-se assuntos e desafios que os pescadores enfrentam, nomeadamente, o “crescente processo burocrático associado à atividade, a escassez de apoio, as más condições dos portos de abrigo e a necessidade de uma valorização dos produtos da pesca local”.

Augusto Vidal Leite pretende promover a criação de um plano de apoio e incentivo à pesca artesanal, com especial enfoque na manutenção das tradicionais embarcações da ria.

Comprometeu-se com a criação de uma lota de pesca local e com a promoção de uma política de desassoreamento integrada da Ria.

Outra das ideias levadas ao encontro com os pescadores aponta para a valorização do pescado e bivalves locais, através da “identificação e marca de origem”.

No final da reunião, o candidato afirmou ter “a consciência de que os decisores políticos devem manter o constante diálogo e estar muito atentos à realidade da ria e das pessoas que dela vivem. Os pescadores fazem parte da identidade e da economia da nossa terra. É preciso ouvi-los, pois têm conhecimento e experiência, e acima de tudo agir”.