A Conversa de Mar “Poveiros e Caxineiros na Pesca do Bacalhau”, com José Milhazes e Abel Coentrão, marcou o arranque das celebrações do Dia Internacional dos Museus.
Hoje é dia de “entrada livre” nos espaços museológicos de Ílhavo.
Amanhã dá-se a abertura da exposição “O Caminho dos Santos”, de Paulo Neves, no Centro de Religiosidade Marítima.
Sábado é dia para sessão comemorativa, às 17h, e inauguração da exposição “Mar Oceano: Legado de Mário Ruivo” às 18h.
A noite fica por conta do cine-concerto “Maria do Mar” (na foto), de Leitão de Barros, musicado por Pedro Burmester e Orquestra Filarmonia das Beiras.
No domingo há visita ao Santo André para falar de gastronomia de bordo.
Aveiro assinala a data, esta quinta, com a realização de várias atividades.
No Museu da Cidade será apresentado o documentário “O Salgado Aveirense”, no Museu de Santa Joana será exibido o filme “Princesa Santa Joana” e no Museu Arte Nova o filme “A Arte Nova”.
Há visitas guiadas ao Santa Joana, Museu Arte Nova, Ecomuseu Marinha da Troncalhada e no Museu da Cidade.
A Radiolândia - Museu do Rádio, em Bustos, promove visitas guiadas gratuitas no Dia Internacional dos Museus.
Para além do importante e vasto espólio de rádios, patente na exposição principal do museu, os visitantes vão ter ainda oportunidade de apreciar uma mostra de alto-falantes, intitulada "Além do Rádio", inaugurada no dia anterior, às 17h30.
Nesta exposição, poderemos encontrar 36 exemplares de alto-falantes que representam a evolução destes aparelhos ao longo das décadas de 20 e 30 do século passado, demonstrando como o design e a tecnologia evoluíram num curto espaço de tempo, desde os "Horn Speakers" até aos "Cone Speakers", por exemplo.
Uma viagem aos primórdios da radiodifusão, é o principal objetivo desta linguagem expositiva.
As portas da Radiolândia - Museu do Rádio, que integra a Rede de Museus de Oliveira do Bairro, da responsabilidade e gestão do Município, abrem às 10h00 e encerram às 18h30.