Arte dos mais velhos em palco na Gafanha da Nazaré em mais uma edição das Idolíadas.

O projeto “Idolíadas – A Arte dos Mais Velhos” que promove o envelhecimento ativo através da arte e das relações interinstitucionais e intergeracionais regressa no próximo dia 16 ao Centro Cultural da Gafanha da Nazaré para mais uma edição que revela o talento dos seniores.

Este espetáculo será composto por provas de teatro, música, dança, arte plástica e cultura geral, cujos artistas provêm das quatro Instituições do Município de Ílhavo com Respostas Sociais de Estrutura Residencial Para Idosos e Centro de Dia.

Participam o Centro Social e Paroquial N.ª Sr.ª da Nazaré, Centro Comunitário da Gafanha do Carmo, Centro de Acção Social do Concelho de Ílhavo (CASCI) e Património dos Pobres da Freguesia de Ílhavo (Lar de S. José). 

À semelhança de 2015, este projeto conta com a participação de um estagiário, desta vez aluno do Curso de Gerontologia Social da Universidade de Coimbra, que tem dinamizado, ao longo destes três últimos meses, atividades baseadas em técnicas diversas tais como estimulação (cognitiva, multissensorial e ocupacional) e de reminiscência e terapia pelas artes (arteterapia, musicoterapia, dançaterapia e dramaterapia).

O espetáculo de dia 16 resulta da organização da Câmara de Ílhavo e os seniores sobem ao palco a partir das 16h00, no Centro Cultural da Gafanha da Nazaré. Os bilhetes têm um custo de 2 euros, sendo que a receita reverterá a favor das quatro instituições participantes. 

Esta iniciativa conta igualmente com a colaboração da Escola Profissional de Aveiro que irá prestar apoio ao espetáculo, através da presença de alunos do Curso de Organização de Eventos. Os bilhetes estão à venda nos Centros Culturais de Ílhavo e Gafanha da Nazaré.

Foto: Arquivo