O vice-presidente da Câmara Municipal de Anadia, Jorge Sampaio, foi eleito, por unanimidade, presidente da direção da Associação das Rotas dos Vinhos de Portugal (ARVP).
As eleições decorreram, ontem, em Santarém.
Recorde-se que, em 2014, Jorge Sampaio foi o primeiro presidente da ARVP, tendo assumido depois, até hoje, o cargo de vice-presidente da associação.
Pedro Machado, presidente da Entidade Regional Turismo Centro de Portugal, também integra os novos órgãos sociais da ARVP, enquanto presidente da mesa da assembleia geral.
A eleição dos novos órgãos teve lugar durante a 10.ª edição das Jornadas do Enoturismo, iniciativa que decorre entre hoje e amanhã.
As Jornadas do Enoturismo, de que a Turismo Centro de Portugal é parceira na organização, é uma iniciativa conjunta das cinco regiões vitivinícolas do Centro de Portugal: Bairrada, Beira Interior, Dão, Lisboa e Tejo, e regressaram este ano, depois de dois anos de pausa motivada pela pandemia.
A 10.ª edição, a cargo da Comissão Vitivinícola Regional do Tejo e da Rota dos Vinhos do Tejo, tem como tema “Enoturismo como Fator de Inovação para o Destino”.
A ARVP foi constituída em 2014, resultando de um projeto impulsionado pela Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV).
Esta associação visa fomentar um turismo de vinho de qualidade, baseado numa promoção integrada das Rotas do Vinho. Foi a ARVP que deu início ao projeto de modernização e reestruturação das Rotas do Vinho, inicialmente denominado WineTour, que potenciou a preservação da qualidade dos vinhos, das vinhas, do terroir e da identidade cultural, e alavancou a economia ligada ao vinho e respetivo potencial endógeno.
A ARVP trabalha em conjunto com o Turismo de Portugal e outras entidades regionais e nacionais, com o intuito de impulsionar o enoturismo e as Rotas do Vinho de Portugal.