O Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Luís Carneiro, vai presidir à cerimónia de inauguração do Memorial ao Emigrante, que decorrerá em Anadia, Praça Visconde de Seabra, esta terça às 18h.
Trata-se de uma homenagem que a Câmara Municipal de Anadia presta aos emigrantes do concelho que se encontram espalhados pelos quatro cantos do mundo. O monumento escultórico, constituído por símbolos associados ao tema da diáspora portuguesa, é da autoria do “anadiense” Fernando Jorge.
De recordar que Anadia é um concelho de grande emigração, com destaque para saídas ocorridas nos finais do século XIX e nas décadas de 60 e 70 do século passado. Luxemburgo, França, Alemanha, Suíça, Estados Unidos, Venezuela, Brasil, e Canadá são alguns dos principais países de acolhimento dos vários milhares de anadienses.
Para a presidente da Câmara Municipal de Anadia, Maria Teresa Cardoso, o Memorial “é um reconhecimento pela coragem de continuarem a lutar para angariar meios para uma vida melhor”.