Anadia e Oliveira do Bairro assinalam Dia do Idoso.

Anadia celebra o Dia do Idoso com almoço convívio no Pavilhão de Desportos de Anadia.

Depois do almoço há tarde de animação musical.

No evento participam, gratuitamente, os utentes das instituições de solidariedade de Anadia, assim como outros seniores residentes na área do município (imagem arquivo).

O Dia Internacional do Idoso, comemorado anualmente a 1 de outubro, foi instituído pela Organização das Nações (ONU), com o objetivo de sensibilizar a sociedade para as questões do envelhecimento e da necessidade de proteger e cuidar a população mais idosa.

Oliveira do Bairro dedica o mês de Outubro aos seniores.

Na agenda há 32 atividades para homenagear e celebrar os cidadãos com mais de 65 anos.

“65 Horas em Festa” é o nome da iniciativa que assinala também o Dia Internacional do Idoso e o Dia Mundial da Terceira Idade, que se celebram, respetivamente, a 1 e 28 de outubro.

As atividades vão passar por sessões de cinema, atividades físicas e desportivas, workshops, ações de sensibilização e até um “chá dançante”.

O ponto alto do programa será, como tem acontecido nos últimos anos, o almoço convívio “65 em Festa”, com animação musical ao vivo, que se vai realizar no dia 4 de outubro, no Espaço Inovação, em Vila Verde, e contará com mais de um milhar de participantes das quatro freguesias do concelho.

As restantes atividades vão passar pelo Quartel das Artes, Biblioteca Municipal, Escola Básica Dr. Acácio de Azevedo e Parque Desportivo Municipal, em Oliveira do Bairro, Museu de Etnomúsica da Bairrada, no Troviscal, Radiolândia – Museu do Rádio, em Bustos, polos de leitura da Palhaça, Oiã e Mamarrosa, juntas de freguesia de Oiã e Palhaça, e em sedes de associações em Bustos, Oiã e Mamarrosa

Lília Ana Águas, Vereadora da Idade Maior do município oliveirense, realça o propósito de “homenagear quem tanto contribuiu para o crescimento e desenvolvimento do nosso concelho, sendo que muitos deles ainda continuam a dar o seu contributo à comunidade”.

O outro grande objetivo da iniciativa passa por “voltar a proporcionar momentos de alegria e confraternização, que vão acontecer em vários pontos do concelho, de forma a estarmos mais perto de todos”, explicou a autarca. “Vamos ter 32 atividades em 17 locais diferentes, para criar boas memórias e promover o envelhecimento ativo, com a dignidade e qualidade de vida que estas pessoas merecem”, acrescentou Lília Ana Águas.