A inauguração da obra de ampliação do sistema de captação, tratamento e distribuição de água do Carvoeiro está agendada para a próxima segunda-feira. Momento que assinala o final de uma obra de cerca de 30 milhões de euros considerada pelos Municípios como de “enorme importância”. O aditamento ao Contrato de Concessão permitiu servir todo o município de Águeda e os municípios de Oliveira do Bairro e Vagos, contemplando ainda o reforço do abastecimento de água para os restantes municípios.
A obra permitiu a execução de uma captação de água superficial de reforço às atuais captações do sub-leito do rio Vouga; Execução de uma Estação para tratamento de água captada superficialmente; Execução de todo o sistema adutor em alta e dos reservatórios necessários para os novos municípios (Águeda, Oliveira do Bairro e Vagos) e inserção no sistema de telegestão e telecontrolo centralizado actual; Reforço dos atuais reservatórios, reforço e renovação de algumas estações elevatórias; Reforço das adutoras Sector Norte e abastecimento a um novo ponto de entrega em Ílhavo. O investimento de 30 milhões euros contou com 17,4 milhões de euros de fundos comunitários.
O ponto mais polémico e que mereceu debates políticos nalgumas Assembleia Municipais de Municípios envolvidos esteve centrado no alargamento do prazo de concessão em 10 anos.