O Secretário de Estado Adjunto e das Comunicações, Alberto Souto de Miranda, elogia Aveiro pelas condições para seguir no pelotão da frente do 5 G em Portugal.
Numa visita à cidade de Aveiro, a sua cidade, o governante ficou a conhecer o projeto “Aveiro Steam City”no lançamento das estruturas da tecnologia 5G e dos novos produtos associados.
A União Europeia quer acelerar o projeto e o governo português define 2020 como ano para a libertação de novas frequências.
Alberto Souto assume que este é um tempo novo na vida das cidades tal como o programa Aveiro Cidade Digital foi no tempo em que era presidente de Câmara em Aveiro (com áudio)Alberto Souto diz que Aveiro é uma cidade bem preparada e com ecossistema único para manter a liderança.
Elogiou o cluster das telecomunicações e a presença da universidade como pilares que garantem sustentabilidade ao projeto (com áudio).
O périplo pelo país é uma forma de incentivar e conhecer projetos e de criar a estratégia a partir do país real e não de gabinetes em Lisboa.
O projeto Aveiro Steam City representa um investimento de 6 milhões de euros com financiamento de cerca de 4.9 milhões.
Ribau Esteves assume o desafio e defende que Aveiro quer estar na linha da frente das cidades nacionais e europeias.
Diz que o calendário não dá margem para folgas mas confia nos parceiros para conseguir apresentar resultados em breve (com áudio)