Albergaria-a-Velha recebe campo de voluntariado internacional.
Jovens de vários países da Europa dedicam férias ao trabalho ambiental voluntário, mesmo em tempo de COVID.
A Associação BioLiving e o Município de Albergaria-a-Velha, com apoio do Instituto Português do Desporto e Juventude, organiza mais um Campo de Voluntariado Internacional.
É a 9ª edição desta iniciativa dedicada à educação ambiental e que permite conhecer a região.
O campo, intitulado “Albergaria+Verde”, decorrerá de 2 a 13 de agosto, em vários locais do concelho e tem como objetivo contribuir para a melhoria ambiental de alguns locais emblemáticos, como a Pateira de Frossos, os Caminhos de Santiago, a Rota dos Moinhos e outros trilhos pedestres. As tarefas incluirão a limpeza e controlo de vegetação infestante e invasora, a recolha de lixo, a construção de um charco para a vida selvagem, a instalação de abrigos para a fauna e a beneficiação de ecossistemas naturais.
No sábado, 7 de agosto, será o Dia Aberto, e todos poderão juntar-se à iniciativa e conhecer os jovens estrangeiros.
Para essa manhã está prevista uma grande ação de recolha de beatas de cigarros no centro da cidade de Albergaria-a-Velha.
As beatas serão posteriormente encaminhadas para reciclagem adequada.
Este campo contará com a participação de cerca de 25 jovens oriundos de 8 países com representações da Bélgica, Brasil, Espanha, França, Itália, República Chega, Rússia e Portugal.
Vai seguir normas de higiene e segurança relacionadas com a COVID-19, designadamente a realização de um conjunto de quatro testes e a desinfeção diária profunda de todo o material e instalações.
Este será o nono campo de voluntariado internacional organizado pela associação de defesa do ambiente BioLiving, e marca o quinto aniversário da coletividade.