Albergaria-a-Velha aposta na informação acessível e inclusiva e o turismo ganha novo aliado no município com um projeto de inclusão.
No âmbito do Programa Valorizar foi assinado com o Turismo de Portugal o acordo de colaboração que formaliza os apoios no âmbito da candidatura "Criação de suportes (acessíveis e inclusivos) da Informação Turística do Município de Albergaria-a-Velha".
Com um total de investimento de 56 766,17 euros, o projeto apresentado pelo Município de Albergaria-a-Velha garantiu 32 mil euros.
O Município de Albergaria-a-Velha foi um dos primeiros do país a disponibilizar na sua página de Internet, suportes e ferramentas inclusivas.
É possível utilizar o ReadSpeaker que permite a conversão de textos em voz, o Hand Talk que traduz conteúdos para Língua Gestual Portuguesa (LGP) e legendas, um áudio Guia de roteiros e um vídeo guia LGP em que o utilizador poderá fazer o download gratuito e desfrutar da sua experiência, no site do Município de Albergaria-a-Velha (AVATAR - língua gestual portuguesa - já instalado).
Com este projeto, pretende-se que todos possam conhecer e aceder virtualmente a informação disponível sobre equipamentos, património e conhecer os eventos do Concelho (Viver, Visitar, Investir), tendo toda a informação turística ou outra disponível de forma acessível.
O projeto prevê também a criação de folhetos turísticos acessíveis e respetivos painéis com mapas informativos, sinalética e placas identificativas de edifícios, que proporcionarão informação detalhada sobre a acessibilidade dos pontos de interesse turístico, a disponibilizar em braille, escrita simples e linguagem em símbolos (pictográfica).
Será também disponibilizada uma bicicleta adaptada para pessoas com mobilidade reduzida, com grande versatilidade, que permitirá também realizar parte dos percursos pedestres com todo o conforto e segurança.