Albergaria recebe em Outubro mais uma edição do BioFórum.
A Associação BioLiving organiza a oitava edição nos dias 19 e 20 de outubro de 2024 sob o mote “Restauro da Natureza: da Lei à Ação!”.
A Lei Europeia do Restauro da Natureza, no contexto português, será discutida através de palestras com especialistas de diversas áreas e com saídas de campo.
Pensando em investigadores, técnicos, associações, e todos os cidadãos interessados, o VIII BioFórum será uma oportunidade de diálogo e reflexão sobre como a Lei do Restauro da Natureza, recentemente aprovada na União Europeia, poderá afetar a gestão do território e a conservação da natureza em Portugal.
O programa inclui várias palestras que apresentam perspetivas a várias escalas geográficas e em diferentes setores.
Como oradores estão confirmados, entre outros, Anabela Simões (Direção Regional da Conservação da Natureza e Florestas do Centro) e Guilherme Castro (Royal Botanic Gardens Kew, Royal Holloway University of London).
No mesmo dia, terá lugar uma mesa redonda com intervenientes da academia e da gestão autárquica.
No segundo dia, 20 de outubro, terão lugar duas visitas guiadas a microrreservas em processo de restauro pela BioLiving: de manhã, ao projeto Lusitanica, em Canelas, Estarreja, e de tarde, à Quinta Ecológica da Moita, em Oliveirinha, Aveiro (esta, em colaboração com a Santa Casa da Misericórdia de Aveiro).
As inscrições para o BioFórum são gratuitas, mas obrigatórias.
O VIII BioFórum é organizado pela Associação BioLiving, em parceria com o Município de Albergaria-a-Velha, no âmbito do programa CIRA Natura, apoiado pela Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro através do PAPERA 2024.