Quatro artistas partiram hoje, de bicicleta, de Águeda em direção à ilha de Hvar, na Croácia.
Pelo meio vão percorrer mais de 4 000 quilómetros, passando por seis países – Portugal, Espanha, França, Itália, Eslovénia e Croácia – e vão registar a viagem por meios artísticos.
Este é “Diagonal bikepack art tour”, um projeto criativo e inovador, promovido pelo Município de Águeda, através do AgitLAB – Residências Artísticas de Águeda, no âmbito de uma cooperação internacional com a JAB – Bienal de Arte Contemporânea de Jesla (Croácia), onde este grupo vai apresentar os seus trabalhos artísticos.
“O desafio que lançámos a estes artistas é que façam o percurso entre Águeda e Hvar utilizando meios de transporte sustentáveis. Mais do que a ligação entre duas cidades, com este projeto ímpar, diferenciador e inovador, promovemos uma ligação única entre a cultura, a criação artística e a promoção dos meios suaves de mobilidade”, disse Edson Santos.
O Vice-Presidente da Câmara Municipal de Águeda, ontem, na apresentação do projeto, que decorreu no Parque Municipal de Alta Vila, salientou que esta iniciativa surge no seguimento de uma cooperação iniciada em 2019 com a JAB e que tem resultado no intercâmbio artístico entre a incubadora cultural de Águeda e Jelsa. Agradeceu a participação dos artistas nesta “aventura” e dos representantes das empresas aguedenses apoiantes.
Os artistas, que incluem um guia profissional na área do ciclismo de montanha, com especialização em “backpacking” não assistido, partiram hoje bem cedo do Parque Municipal de Alta Vila e vão, neste percurso de 4 000 quilómetros, registar a experiência, que passará pelo cruzamento de culturas, estabelecimento de contactos com diferentes pessoas e desafiará a capacidade de resistência e resiliência.
Estes “aventureiros” vão partilhando nas redes sociais (www.facebook.com/agitlab e www.facebook.com/cmagueda) a experiência vivida e os momentos cruciais desta “viagem artística” e com a qual vão desenvolver um projeto artístico inspirado na ligação entre a cultura e a mobilidade sustentável.
No final, chegados a Hvar, vão partilhar toda esta experiência na Bienal de Arte de Jelsa, que decorrerá de 1 a 30 de julho.