Jovens da Universidade de Aveiro respondem a desafio da NASA.

A cidade de Aveiro destacou-se no cenário internacional ao ser uma das cidades participantes no "NASA Space Apps Challenge 2023".

O Departamento de Electrónica, Telecomunicações e Informática (DETI) da Universidade de Aveiro foi o palco escolhido para receber a edição local deste evento, participando assim no maior hackathon anual a nível mundial, que teve lugar entre 7 e 8 de Outubro.

Mais de 50.000 participantes de todo o mundo, online e presencialmente, juntaram-se para formar equipas, usando uma variedade de competências, desde desenvolvimento de software a arte, para abordar os desafios científicos delineados pelo pessoal da NASA.

A escolha da Universidade de Aveiro como local do evento acentua o “potencial inovador da cidade e da própria instituição”.

O tema deste ano, "Explore a Ciência Aberta em Conjunto", centrou-se nos benefícios e triunfos trazidos pela partilha de dados em regime aberto.

Nicola Fox, administradora associada para a ciência na sede da NASA, em Washington, realçou o compromisso da agência em promover transparência e inclusividade na ciência.

Para além da dimensão competitiva, o desafio Space Apps proporcionou uma plataforma de networking e de crescimento profissional.

Os projetos submetidos aguardam agora avaliação por parte de especialistas da NASA e outras agências espaciais, competindo por um dos 10 prémios a nível mundial.

Os resultados serão anunciados em Janeiro de 2024.

Desde 2011, este desafio já envolveu mais de 260.000 participantes de quase 200 países.