O Executivo Municipal de Aveiro aprovou, esta tarde, a adjudicação à 'Veolia Portugal', dos Serviços de Recolha e Transporte de Resíduos Urbanos a Destino Final e Limpeza Urbana, por cerca de 13,2 milhões de euros, num contrato válido por um período de 8 anos.
Este Concurso Público Internacional foi aprovado pelo Executivo e pela Assembleia Municipal, no final do mandato anterior (Agosto e Setembro de 2017), seguindo agora o processo para a formalização do contrato e o seu envio a visto do Tribunal de Contas.
Ribau Esteves, líder autárquico, apresentou o 'processo' e o seu 'histórico' na reunião de esta tarde. (com áudio)
Os trabalhos de recolha de Resíduos Sólidos Urbanos (RSU), estão, desta forma, atribuídos à Veolia o que permitirá baixar em 30 por cento os custos com a operação, relativamente ao que era 'cobrado' pela SUMA, atual concessionária, que ficou em quarto lugar no Concurso, e que recorreu para os Tribunais da decisão camarária de não renovar o serviço.
Os Vereadores do PS votaram contra. Manuel Sousa (PS) disse que o processo não foi preparado "atempadamente" e "era evitado chegar a este ponto. Sentimo-nos deconfortáveis com a situação", referiu.
Independentemente da contestação judicial, a autarquia vai avançar com o novo contrato e solicitar visto do Tribunal de Contas.